quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Proibição de cobrança abusiva por chamadas de celular começam valer



As chamadas feitas do celular para um mesmo número em menos de dois minutos obrigatoriamente deverão ser consideradas uma ligação única.
A regra, aprovada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em novembro do ano passado, depois de uma consulta pública, entrou em vigor na última quarta-feira (27) e a segunda chamada ao mesmo número será considerada parte da primeira tanto para um telefone fixo quanto para um celular.
A questão passou a ser debatida pelo Conselho Diretor da Anatel depois que o MP (Ministério Público) acusou a operadora TIM de derrubar ligações propositalmente para então cobrar o reestabelecimento da comunicação, nas chamadas seguintes.
A Anatel informa que não haverá limites para a quantidade de ligações sucessivas. Se as chamadas forem interrompidas e refeitas no intervalo estabelecido entre os mesmos números de origem e destino, serão consideradas a mesma ligação.
Todas as operadoras e todos os planos devem se enquadrar na nova regra — tanto coberturas que realizam tarifação por tempo quanto por chamada. No caso de ligação por tempo, haverá a soma dos segundos e minutos de todas as chamadas sucessivas.
Nos casos de pagamentos por ligação, as chamadas sucessivas serão consideradas uma só para efeito de cobrança: não poderão ser cobradas do consumidor como ligações diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário