segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

A história do homem mais rico de Sergipe!


Ficheiro:Albano franco.jpg
Formado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, atuou nas empresas da família, proprietário do Grupo Albano Franco, que entre outras empresas possui a Refrescos Guararapes, detentora da franquia da The Coca-Cola CompanyFM Sergipe,TV Sergipe – afiliada da Rede Globo no estado, entre outras. Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (1971-1977), foi diretor da Confederação Nacional da Indústria (1977-1980) e presidente da referida entidade (1980-1994). É o homem mais rico de Sergipe e um dos mais ricos do Nordeste. De seu casamento com Leonor Barreto Franco, teve dois filhos: Ricardo Franco e Adélia Franco Maranhão. Seu irmão Walter do Prado Franco Sobrinho foi ex-deputado estadual e é um dos proprietários da TV Atalaia.
É empresário bem-sucedido. Dono de quatro fábricas de refrigerantes, divide com um dos nove irmãos a sociedade da principal emissora local de TV. Fatura por ano R$ 240 milhões – valor equivalente a mais da metade da arrecadação sergipana de ICMS.

[editar]Político

Um dos nove filhos do político sergipano Augusto Franco, sua carreira política teve início com sua eleição em 1966 para deputado estadual pela ARENA. Vice-presidente da executiva regional da ARENA (1971-1972) e secretário-geral da legenda (1979), foi eleito primeiro suplente do senador Lourival Batista em 1978 e chegou a exercer o mandato mediante convocação. Restaurado o pluripartidarismo, ingressou no PDS e foi eleito senador em 1982, sendo reeleito pelo PRN em 1990. Migrou para o PSDB e foi eleito governador de Sergipe em 1994, derrotando Jackson Barreto no 2o.turno e renunciando ao mandato de senador em favor do seu primeiro suplente, José Alves do Nascimento. Seria reeleito em 1998 derrotanto, desta vez, João Alves Filho em 2o.turno. Elege-se deputado federal em 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário