Hoje, dia 27 de junho, é o Dia Nacional de Combate ao Diabetes, uma tentativa de alertar às pessoas a doença. Os sintomas físicos mais comuns da doença são fome excessiva associada à perda de peso, muita sede, vontade constante de urinar, dores nas pernas e má circulação.
Perda de visão, problemas nos rins, alterações motoras, dores e formigamentos de membros inferiores, impotência sexual, infarto do miocárdio, infecções, sangramentos e amputação de membros inferiores. Esses são alguns dos problemas que a doença pode provocar, quando não é tratada.
O diabetes tipo 1 aparece quando o organismo começa a eliminar as células produtoras de insulina por engano, achando que são corpos estranhos. O diabetes tipo 2 possui caráter hereditário e tem relação com a obesidade e o sedentarismo. Estima-se que 60% a 90% dos portadores da doença sejam obesos. A incidência é maior após os 40 anos. Este tipo de diabetes ocorre por uma contínua produção de insulina pelo pâncreas, sem que ela seja metabolizada pelas células.
O tipo 2 é quase dez vezes mais comum que o tipo 1 e pode ser controlado e até eliminado com a adoção de uma dieta equilibrada e exercícios físicos. Como é comum que esse tipo não apresente sintomas, procure fazer exames regulares se tiver casos de diabetes na família. No tratamento do tipo 1, é necessário utilizar medicamentos orais junto com a insulina, mas apenas um médico poderá prescrever o melhor método.
Nenhum comentário:
Postar um comentário