quarta-feira, 30 de junho de 2010

Partidos realizam convenções em Sergipe

Eleições 2010
A maioria dos partidos políticos de Sergipe realiza as suas convenções hoje, última data prevista no calendário eleitoral. DEM, PSDB, PV, PT, PRB, PSB, PCB, PT, PCdoB, PSTU e PSOL, entre outros, vão formar chapas para disputar o pleito de outubro próximo. Somente seis partidos devem ter candidatos a governador: João Alves Filho (DEM), professor Leonardo (PCB), Marcelo Déda (PT), Ricardo Melo (PV), pastor Arivaldo José (PSDC) e Vera (PSTU). Déda disputará a reeleição com o apoio de 14 partidos.

Depois de muita especulação, parece que o Democratas de Sergipe já definiu a sua chapa majoritária para as eleições deste ano. O deputado federal Mendonça Prado (DEM) confirmou ao JORNAL DA CIDADE que João Alves deve disputar o governo, tendo Nilson Lima (PPS) como vice; José Carlos Machado e Emanoel Cacho estão na briga pelo Senado. Mendonça disse ainda que o partido conseguirá eleger um deputado federal, com fortes chances de conseguir eleger o segundo. A chapa será votada hoje na convenção do DEM, que acontece a partir das 9 horas, no Iate Clube.

A direção estadual do partido também encaminhou convites avisando que a convenção partidária deverá homologar a chapa citada, além de apresentar os candidatos a deputado federal e estadual. O auge do evento deve acontecer por vota das 15 horas, quando várias lideranças devem comparecer e o ex-governador João Alves deve discursar. Não está confirmada a presença de lideranças nacionais.

Candidaturas
Confirmando a sua pré-candidatura à reeleição, Mendonça Prado disse que o DEM apresentará uma chapa completa, com vários candidatos. Lideranças do interior e filiados ao PPS devem fortalecer a chapa proporcional. Ele avisa ainda que o partido fez os cálculos e avalia como garantida a eleição de pelo menos um deputado federal, sendo que há fortes chances da coligação conseguir levar um segundo nome à Câmara Federal.

“Vamos trabalhar para eleger dois deputados federais da coligação, vamos fazer um trabalho forte. Machado sai da disputa, mas continua no partido, e os eleitores do DEM possuem uma identidade com os demais candidatos”, explicou Mendonça.

Sobre a candidatura de Machado ao Senado, Mendonça deixa claro que o partido já definiu e não pretende recuar: “Não vamos abrir mão do Senado. Se o PSDB quiser compor, só se for indicando um deputado federal. Aguardamos o partido até o último instante e o PSDB não quis participar da coligação, por suas razões”, disse o deputado do DEM.

Mendonça ainda falou sobre a escolha de José Carlos Machado para disputar uma das vagas para o Senado. Reconhecendo que seu nome estava sendo avaliado internamente, Mendonça disse que Machado reúne melhores condições para encarar a eleição para o Senado: “Chegamos à conclusão de que o nome de José Carlos Machado é o que tem maior e melhores condições para disputar o Senado. Estarei apoiando ele, o que também fortalece a chapa”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário